Depois de 4 anos da enchente do Rio Mundaú, Branquinha, a 65 km de Maceió, ainda está em processo de reconstrução. A cidade que foi parcialmente destruída em 2010, hoje dá exemplo de superação com indicadores sociais recuperados e acima das expectativas. Para manter os índices em crescimento, a prefeitura assinou, nesta quarta-feira (24), a agenda de compromisso da ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O objetivo é alcançar as 8 metas estabelecidas no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas(ONU).
“Passamos por momentos difíceis, mas superamos todos com a garra do povo de Branquinha”, afirmou a prefeita Ana Moraes. Segundo a prefeita, o município aumentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para 3,5, diminuiu o índice da mortalidade infantil e aumentou a cobertura vacinal na cidade. “Queremos manter o desenvolvimento que já existe, agora com as metas da ODM”, afirmou.
Para Luiz Alberto, coordenador do projeto na Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, a municipalização das metas é essencial para atingir de forma plena todos os objetivos. “O Governo Federal já atingiu todas as metas, principalmente a de acabar com a fome e a miséria, mas ainda existem pontos isolados dentro dos Estados e dos Municípios que precisam ser combatidos”, afirmou. O representante do Governo Federal explicou que existem à disposição da prefeitura 25 políticas públicas que auxiliaram na construção e obtenção das metas. “Essa assinatura é um compromisso do Governo Federal com o município”, garantiu.
Durante o evento foi formado o colegiado municipal que ficará responsável pelo contato com os colegiados estadual e federal. Entidades da sociedade civil organizada, empresas e indústrias também assinaram o compromisso que pretende unir todos os setores. Também estiveram presentes no evento a representante do Movimento pela Cidadania e Solidariedade, Enalda Barros; a secretária executiva do movimento em Alagoas, Lenice Morais; os secretários municipais e vereadores.
Metas ODM:
1º Erradicar a extrema pobreza e a fome
2º Atingir o ensino básico universal
3º Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4º Reduzir a mortalidade infantil
5º Melhorar a saúde materna
6º Combater o vírus HIV/AIDS, a Malária e outras doenças
7º Garantir a sustentabilidade ambiental
8º Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
Com Ama.al.org.br