O crescimento se deve ao aumento no número de cruzeiros, passando de sete, registrado na temporada passada, para nove. Os navios chegam a partir do dia 26 de novembro e são provenientes da Europa e da América Central, passando pelas principais cidades da costa Brasileira, trazendo turistas brasileiros e estrangeiros para Alagoas.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, os cruzeiros reforçarão a próxima alta temporada de verão e são fruto de um esforço do governo de Alagoas para fomentar o setor no estado. “Durante todo o ano, buscamos nos aproximar das grandes operadores e cruzeiristas do Brasil e do mundo, ressaltando o grande potencial de nosso destino e o novo momento vivido pelo nosso Estado, com maior segurança, potencial econômico e atrativos turísticos, além das obras do próprio Porto de Maceió, que trarão mais conforto e comodidade a quem nos visita”, pontuou Rafael Brito.
Ainda de acordo com o secretário Rafael Brito, o crescimento da temporada de cruzeiros impactará a economia do estado. “Os turistas de cruzeiro movimentam a nossa economia, fazendo passeios em toda a região metropolitana, consumindo nos nossos restaurantes e comprando o artesanato alagoano. O gasto, em média, de um turista de cruzeiro, de acordo com o Ministério do Turismo, é de R$ 515. Na temporada passada, só em Maceió, este segmento trouxe mais de R$ 10 milhões. Certamente este número será ainda maior nesta próxima alta temporada, gerando ainda mais emprego e renda para a população”, ressaltou.
Encontro
O trabalho de aproximação de grandes players do segmento de turismo de cruzeiros no Brasil será reforçado no próximo dia 30 de outubro, quando o secretário Rafael Brito recebe os executivos da Clia Brasil, da MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros e CVC Viagens para um encontro de reconhecimento das potencialidades de Maceió.
A programação inclui visita às obras do Porto de Maceió e pontos turísticos da capital e região metropolitana. O trade turístico do Estado, representantes dos poder Executivo estadual e de municípios turísticos também participam do encontro.
Com Agência Alagoas