O nível do Rio Mundaú, na cidade de União dos Palmares, pode superar os seis metros nas próximas quatro horas, segundo informações atualizadas pelo Alerta Hidrológico da bacia do Mundaú, que é operado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na noite desta segunda-feira (15). O rio chegou a transbordar após atingir a cota de inundação no último fim de semana.
A previsão é de que o nível aumente em aproximadamente 1,5 metro em União dos Palmares e chegue a 6,42 metros. Em Murici, o rio deve atingir os 5,54 metros.
Em União, a cota de inundação é atingida quando o rio chega a 3,28 metros. Na noite desta segunda, a cota está em 4,93 metros, que é 1,65 metro acima da cota considerada como ideal. Se chegar aos 6,42 metros, o Mundaú deve atingir residências localizadas na parte baixa da Rua da Cachoeira.
Já no município de Murici, a cota é de 5,05 metros, estando atualmente com 4,71 metros. A previsão é de que continue subindo até aproximadamente 5,54 metros. Caso chegue a este nível, haverá pontos de alagamentos no bairro Jardim Horizonte, próximo ao riacho Baberibe.
O mapeamento de risco elaborado pela CPRM aponta que cerca de 2.300 pessoas vivem em moradias de risco para enchente em União dos Palmares, enquanto cerca de duas mil pessoas vivem em moradias de risco em Murici.
O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios de União dos Palmares e Murici (AL), beneficiando uma população de 89.064 habitantes. A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% em Pernambuco e 48% em Alagoas.
Por Gazetaweb com informações da assessoria de imprensa do CPRM