Num período em que se faz necessário o isolamento social para preservar vidas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) adequou seu planejamento para uma nova realidade. Com a implantação do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP), foram adotadas diversas estratégias para o desenvolvimento das atividades escolares, seja por meio de ferramentas virtuais ou com a entrega de material impresso para estudantes sem acesso à internet. O mesmo aconteceu com o cronograma de formação de professores da rede estadual, que agora acontece de forma remota e já realizou 1.110 formações durante o isolamento social.
Desde o dia 23 de março, quando as atividades presenciais foram suspensas, a Seduc reorganizou seu cronograma de formações à necessidade de adaptação para o teletrabalho com o uso de ferramentas digitais. Os encontros formativos remotos tiveram a participação de cerca de 26 mil professores, articuladores de ensino, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos pedagógicos.
Antes da pandemia do novo coronavírus, as formações aconteciam no formato presencial, no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, nas Gerências Regionais de Educação (Geres) e nas escolas estaduais. Nesses três meses de isolamento social, as novas estratégias remotas da Seduc têm registrado participação efetiva dos profissionais, sobretudo nos eventos realizados pelas escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação (Geres).
Vale ressaltar, ainda, que neste período nenhum professor contratado (monitor) foi dispensado.
Planejamento – Organizadas para alcançar o maior número de pessoas, as formações envolvem equipes da Seduc, Geres e unidades de ensino. Estas equipes têm desenvolvido pautas formativas condizentes com a realidade imposta pela pandemia.
“Com base nos Encontros Formativos Virtuais realizados pela equipe central, os formadores regionais realizam a multiplicação das ações formativas com os articuladores de ensino das escolas estaduais, que, por sua vez, multiplicam com os professores das unidades de ensino em que estão lotados. As etapas de formação para implementação do REAENP são o levantamento de demandas, a elaboração da agenda e a realização dos encontros”, explica Fabiana Dias, coordenadora do Núcleo Estratégico de Formação Continuada (NeF).
De acordo com Fabiana, o acompanhamento pedagógico foi mantido, mesmo de forma remota. “Os técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAP) estão realizando encontros online semanais com coordenadores pedagógicos, em substituição às visitas quinzenais às escolas, e promovendo alguns encontros específicos com as escolas as quais atendem. Além dos diversos encontros virtuais, promovidos pelas Geres e escolas, os técnicos de Inovação e Tecnologia na Educação (Tite) promovem formações de curta duração, voltadas para a aprendizagem de novas tecnologias, com carga horária de 8 horas”, complementa.
Formações – Dentre as formações realizadas nos últimos dias, a Seduc promoveu lives e webinários sobre o uso pedagógico de ferramentas digitais, Ensino Integral e Referencial Curricular de Alagoas do Ensino Médio – este último tema de uma série de webconferências entre os meses de maio e abril com a participação de 1.654 professores da rede estadual.
Os webinários do Referencial Curricular podem ser conferidos no canal do YouTube da Educação, com acesso pelo link https://www.youtube.com/playlist?list=PLMKopoVke9F4jRDUy_4xFNEQkhSGRv3Qe.
No último dia 09, Seduc e Sebrae também iniciaram uma série de webinários sobre economia criativa – tema norteador do ano letivo 2020 e que contará com mais três apresentações nos dias 22 de junho, 07 de julho e 21 de julho. O primeiro webinário registrou mais de 1.300 inscritos. Já no dia 10 de junho, a Seduc realizou o I Encontro Virtual das Escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral, o qual contou com a participação de 250 educadores e apresentou 17 práticas de gestão exitosas do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) no primeiro mês de funcionamento do REAENP. Novas edições do evento estão programadas para os próximos meses.
Com Agência Alagoas