A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) divulgou as regras para o retorno, a partir desta terça-feira (23), da fase de treinos das equipes do futebol profissional. As oito equipes que disputam a primeira divisão do campeonato alagoano e as competições regionais e nacionais, estão liberadas desde que sigam os protocolos.
As novas regras incluem obrigatoriedade de testagem sorológica antes de cada fase de treinamento, além do monitoramento dos atletas e demais envolvidos nas atividades.
A liberação e a obrigatoriedade dos cumprimento das medidas preventivas foram confirmadas pelo governador Renan Filho durante coletiva para anunciar o novo decreto em vigor até 30 de junho.
“Clubes que disputam competições estaduais, regionais e nacionais, podem retornar aos treinos a partir de amanhã (23), desde que sigam os protocolos definidos pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude”, afirmou o Governador Renan Filho.
O Secretário do Esporte, Charles Hebert, reiterou a prioridade da saúde e segurança das equipes na retomada dos treinos.
“Estaremos em contato frequente com todos os envolvidos, para seguir passo a passo e de forma segura a retomada do esporte em Alagoas. Agora foi o futebol, que apresentou todo um protocolo de saúde e segurança, mas estaremos apoiando e debatendo os setores das atividades físicas, esportivas e não esportivas, para um breve e seguro retorno”.
Regras
– Obrigatório uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel nas áreas em comum do Centro de Treinamento
– Sanitização dos espaços antes e depois das atividades
– Obrigatória fixação de placas e avisos nas entradas dos espaços em comum sobre os cuidados necessários no combate à Covid-19
– Isolamento social de todos os atletas e integrantes essenciais para as atividades
– Estão proibidos os treinos coletivos e simulações de jogos
– É obrigatória a presença do departamento médico do clube no Centro de Treinamento
– Sanitização periódica do Centro de Treinamento
– O Estádio ou Centro de Treinamento deve ser fechado ao público em geral
– Evitar aglomerações nos vestiários, concentrações, ambientes fechados e campo
– Obrigatória a presença de equipe médica no local da atividade
– Os atletas e demais envolvidos nas atividades deverão utilizar uniformes de forma individualizada, não podendo trocar a vestimenta nas dependências do Centro de Treinamento
– O transporte dos atletas deve ser feito de forma segura, respeitando o distanciamento social
– O uso de garrafas individuais ou descartáveis é obrigatória
O plano de retorno aos treinos foi produzido pelo Grupo de Trabalho, encabeçado pela Selaj, em parceria com o Gabinete Civil, Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) e Vigilância Sanitária, baseado nos protocolos da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com TNH1
Foto: Cortesia/Divulgação