Foram averiguados os valores dos itens mais procurados neste período do ano, como joias, cosméticos, eletrodomésticos, roupas e cestas de chocolates, produtos que variam de R$ 1,00 a R$ 4.000,00.
Os fiscais do órgão também buscaram averiguar se havia alguma conduta que pudesse ser considerada como prática abusiva, já que em datas comemorativas é comum observar aumentos de preços e falta de informação por parte dos estabelecimentos, que acabam induzindo os consumidores ao erro.
“É muito importante este trabalho dos nossos agentes de fiscalização para levar aos consumidores um conhecimento acerca dos preços dos mais variados produtos, evitando possíveis descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor, pois são em períodos como estes que as ocorrências são mais frequentes”, diz o presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.
Comemorado anualmente no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é uma das datas comerciais mais aguardadas pelo comércio. A data surgiu em homenagem à Ann Jarvis, uma ativista do século XIX. No Brasil, a data foi oficializada na década de 1930, por meio de decreto emitido pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Desde então, passou a ser celebrado os sentimentos em virtude do amor materno.
Vale lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Confira as pesquisas com os preços na íntegra:
http://www.procon.al.gov.br/pesquisa?download=264:pesquisa-dia-das-maes-2022
http://www.procon.al.gov.br/pesquisa?download=265:pesquisa-dia-das-maes-2022