O governador Renan Filho fez a entrega, nesta terça-feira (23), da nova Unidade de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Geral do Estado (HGE). Atualmente, 45% das cirurgias feitas no hospital são desse segmento. Com a ampliação, o tempo de internação dos pacientes cai para 3,2 dias, em média. Antes de 2014, o período era de cerca de 12 dias. O governo investiu na melhoria do espaço físico e do atendimento especializado.
“Hoje, o HGE é referência no atendimento vascular. Não pode vir para cá dor de barriga, enxaqueca, dedo fraturado. Mas quando o problema requer cirurgia vascular, o HGE precisa ter condições de atender pacientes de todo o Estado”, avaliou Renan Filho, ciente da importância da unidade entregue.
O governador fez questão de conversar com pacientes, como José Cícero Martins, da cidade de Chã Preta. Ele passará por uma cirurgia vascular, consequência de um acidente de moto. Mas o coordenador da Cirurgia Vascular, o médico Cézar Ronaldo Alves explicou que a maioria dos atendimentos, na área, é voltada aos diabéticos.
Regionalização
Na ocasião, Renan Filho anunciou à imprensa o plano de investimentos para a regionalização hospitalar. Com recursos do Estado e apoio do governo federal, serão fortalecidos os hospitais do interior alagoano.
“O hospital de Delmiro Gouveia, por exemplo, faz hoje 16 cirurgias por mês; com a implantação desse projeto, irá fazer 220. Hoje, o serviço no interior é muito deficiente. Investiremos e vamos fazer a cobrança para que o atendimento seja prestado”, disse o governador.
A secretária da Saúde Rozangela Wyszomirska apresentou mais informações acerca da descentralização dos serviços – um dos pilares da gestão. “As cirurgias ortopédicas, que antes eram feitas exclusivamente em Coruripe, estão sendo realizadas em outras cidades. Fizemos um amplo mutirão em Maceió. Nesta sexta, vamos a Delmiro Gouveia e, em seguida, a Palmeira dos Índios”, revelou.
Esse trabalho vem sendo feito há mais de quatro meses. A Secretaria da Saúde tem conduzido encontros com as prefeituras com o intuito de levar os serviços (como atendimentos clínicos e exames) para todas as regiões, de forma ampliada.
Ainda na visita do governador ao HGE, foram entregues três ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos irão reforçar o atendimento em Maceió e Arapiraca.
Com Agencia Alagoas
Fotos: Márcio Ferreira