Em virtude do enorme volume de água, que atingiu o município nos últimos dias, a Prefeitura de Branquinha declarou, por meio do Decreto nº14 de 02 de julho de 2022, situação de emergência, visando dar agilidade para as ações da gestão no enfrentamento do problema, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos.
Para ajudar os moradores, a prefeitura montou uma equipe de força tarefa onde integrantes da Defesa Civil, Secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, se uniram para orientar os moradores das áreas de risco e dar o devido suporte aos que tiveram as casas afetadas pelo alto volume de água. Representantes das demais secretarias também estão acompanhando as ações que contam com auxílio de maquinário e da frota municipal.
“A previsão meteorológica é de mais chuva para os próximos dias, portanto, montamos essa força-tarefa para acolher e prestar a devida assistência às pessoas atingidas. Seja durante o dia ou na madrugada, enquanto não cessarem as chuvas, seguiremos atentos e prontos para tentar minimizar os transtornos à nossa população. Nossa equipe está unida e preparada para atuar em qualquer eventualidade. Nosso foco é preservar vidas”, destacou o prefeito Neno Freitas.
O Decreto estabelece uma série de medidas, como autorização para mobilização de todos os órgãos municipais na reabilitação dos cenários dos desastres; autorização para os agentes municipais entrarem nas casas para prestarem socorro ou para determinar a pronta evacuação e convocar voluntários para ajudar nas ações de assistência aos moradores afetados.
Com Assessoria