Após o primeiro mês de funcionamento, em caráter educativo, a nova faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, passam a ser fiscalizadas a partir desta quarta-feira (1) pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió.
A fiscalização será executada por equipes de agentes de trânsito em alguns pontos da faixa exclusiva pontuados como críticos. “A fiscalização será em pontos fixos, com viaturas e agentes parados observando o fluxo, assim como também por meio de rondas na região para abranger toda a área da faixa exclusiva”, explica o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.
De acordo com o artigo 184, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração cometida por condutores de veículos particulares que transitam indevidamente na faixa exclusiva entre as 6h e as 20h, em dias úteis, é do tipo leve e resulta em multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já a infração de motoristas de ônibus que trafegam fora da faixa exclusiva é expressa pelo artigo 185, inciso I, do CTB. Considerada média, a infração tem como conseqüência uma multa de R$ 85,13 e o acúmulo 4 pontos na CNH do condutor do ônibus.
O horário de funcionamento da faixa exclusiva é das 6h às 20h e o trânsito de todos os veículos é liberado apenas nos finais de semana e feriados. A campanha publicitária sobre a nova faixa exclusiva terá continuidade com chamadas veiculadas pela televisão alertando quanto ao início da fiscalização.
Avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro
A faixa exclusiva para ônibus teve como projeto-piloto a implantação nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, em março de 2014. O tempo das viagens, segundo relatos de passageiros do transporte coletivo, diminuiu até pela metade, fazendo com que os usuários do transporte público cheguem mais cedo aos compromissos e na volta para casa.
Desde o início do funcionamento da faixa exclusiva nas avenidas, foram registradas 6.939 multas a condutores de transporte individual, enquanto 283 motoristas de ônibus foram multados por trafegar fora da faixa exclusiva.
Com Tribuna Hoje