Segundo o estudo, o petista manteve os mesmos 44% de intenções de voto que já tinha na última pesquisa do instituto, de 29 de agosto. Já Jair Bolsonaro (PL) registrou queda: ele tinha 32% no levantamento anterior, e agora aparece com 31%.
Ciro Gomes (PDT), por sua vez, teve ligeira oscilação positiva e marca 8%, assim como Simone Tebet (MDB), que tinha 2% e agora soma 4% das intenções de voto.
Com os números atuais, Lula está muito próximo vencer a eleição já no primeiro turno, sem a necessidade da realização de um segundo, já que soma 50% dos votos válidos (sem brancos e nulos).
Confira os números
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 8%
Simone Tebet (MDB): 4%
Felipe d’Avila (Novo): 1%
Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Votos em branco/nulo: 6%
Não sabe/não respondeu: 5%
Os demais candidatos não atingiram 1%.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno, segundo o Ipec, Lula venceria Bolsonaro com 52%, contra 36% de Bolsonaro. Os números mostram crescimento do petista, que no levantamento anterior marcava 50%, e queda do atual presidente, que somava na última pesquisa 37%.
Pesquisa espontânea
Lula registrou crescimento também na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores.
O petista, que no levantamento anterior tinha 40$ das intenções de voto, agora marca 42%. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: tinha 31% e aparece, na nova pesquisa, com 30%.
Confira os números
Lula (PT): 42%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Simone Tebet (MDB): 2%.
O Ipec fez 2.512 entrevistas presenciais entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.