Após 70 anos de reinado, a rainha Elizabeth II do Reino Unido faleceu nesta quinta-feira (8/09), aos 96 anos, no palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde ela estava desde 21 de julho.
Segundo o comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham nesta manhã, a monarca havia sido colocada sob supervisão médica após os seus médicos expressarem preocupação com a sua saúde. Membros da família real também foram convocados para Balmoral e rapidamente desmarcaram seus compromissos.
A notícia da morte da rainha Elizabeth II foi feita pelos canais oficiais da família britânica. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.
A soberana vinha apresentando problemas de saúde e mobilidade desde o fim de 2021 e, por esse motivo, desmarcando, cancelando ou adaptando eventos oficiais, sendo até mesmo substituída em alguns deles pela primeira vez.
A rainha Elizabeth foi a segunda monarca com o reinado mais longo da história, assumindo o trono do Reino Unido por 70 anos. Ela fica atrás apenas do rei Luís XIV da França, que esteve no poder por 72 anos.
Com BR104