A economia está na rotina de todos. Das contas diárias e planejamentos domésticos à ações estratégicas do governo. Para jornalistas e comunicadores, no entanto, o desafio é abordar o assunto de forma esclarecedora para a população.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio realizou, na manhã desta quarta-feira (8), o Encontro com Jornalistas, a fim de disponibilizar informações sobre orçamento, planejamento, finanças públicas e outros conteúdos relacionados a pauta.
Mais do que outras áreas, a economia torna-se complexa por utilizar uma linguagem particular, popularmente chamada de “economês”. Por isso, para alguns, pode ser uma ciência de difícil compreensão, ao relatar ou comentar um processo econômico específico.
Genildo Silva, secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, destaca que nem sempre as informações repassadas a sociedade traduzem corretamente o que se pretende afirmar, quando se torna necessário explanar termos técnicos.
“Essa iniciativa do governo visa difundir de uma forma mais clara um tema que, por vezes, pode ser de difícil compreensão. É preciso desmistificar o assunto”, acrescenta Genildo, ao informar que temas como planejamento e orçamento públicos não devem deixar de chegar ao conhecimento da população.
Bruno Pimentel, um dos economistas palestrantes, fala da preocupação da Secretaria em traduzir os conceitos orçamentários e de planejamento.
“Temos atendido escolas, faculdades e comunicadores com o intuito de atender o numero máximo de pessoas. Como alguns conceitos econômicos são densos, facilitar a sua compreensão fará com que as pessoas entendam que esses processos são, acima de tudo, participativos”, destaca.
Para Gustav Ives, economista que também fez parte do Encontro, notícias claras e explicativas sobre a economia do Estado poderão ser passadas para um grupo maior da sociedade, fazendo o movimento de participação popular crescer.
“Com a parceria entre os meios de comunicação e o governo, a sociedade, na outra ponta, poderá utilizar o jornalismo como uma ferramenta de aproximação às políticas públicas adotadas, assim como definir suas reais prioridades”, acrescenta.
Para o jornalista Davi Soares, o encontro foi esclarecedor. “O evento foi importante para todos os comunicadores. Aqui, não só reafirmei as informações que já sabia, mas também tirei dúvidas sobre o que não era tão claro para mim”, enfatiza.
A Secretaria de Planejamento terá, ao longo do ano, outros eventos para que jornalistas e a população em geral saibam o que é feito pela Seplag.
“Temos um planejamento para 2015 e 2016 de tornar a Seplag mais próxima da sociedade. Trabalhamos com pontos diretamente ligados a assuntos de interesse dos cidadãos alagoanos”, completa o secretário adjunto da pasta, Genildo Silva.
Com Agencia Alagoas
Foto: Ailton Cruz