A reportagem da Tribuna Independente e TV Tribuna foi convidada a conhecer e des- bravar as duas novas atrações turísticas que estão surgindo nas serras dominadas pela Mata Atlântica em Murici. Com acesso de carro pelo povoado Ba- naneiras, bem no alto da serra, com apenas 12 casas de traba- lhadores, distante meia hora da cidade, entre estradas rurais e muitas subidas, são atrações para quem ama as trilhas e o desafio em meio a natureza, atrações que vão desenvolver o turismo ecológico rural da região.
O primeiro desafio, a Ca- choeira da Cascata, é uma trilha de média dificuldade, com uma longa subida e caminhada em meio ao mato e a Mata Atlân- tica, com mais ou menos uma hora de caminhada. Já a Pedra do Bonito, é uma trilha mais fácil, com apenas meia hora de caminhada, pedras que são visíveis do povoado. Mas a primeira parada é na Casa Aventuris, um projeto familiar da empresária Andreia Cristina, que se lançou como um ponto de apoio para trilhas ecológicas e oferecendo uma nova experiência turística.
As duas atrações, que estão localizadas na serra da Bana- neira, em Murici, um dos pontos mais altos da Zona da Mata ala- goana, é mais um reforço que se junta ao paraíso ecológico da re- gião e um novo atrativo a ser ex- plorado pelo turismo de aventu- ra. O acesso à cachoeira é longo, mas pode facilmente ser vencido com uma hora de caminhada. A cachoeira, que se forma há 10 quilômetros da nascente, é um prolongamento dos rios Retiro e Jaqueira e que vai desaguar no rio Mundaú. Muita água bro- tando de nascentes, vegetação fechada e um incrível panora- ma fazem parte do roteiro. Já a Pedra do Bonito, de fácil acesso, com meia hora de subida, é um local que, de noite, se pode ver as luzes das cidades de Maceió, Messias, Murici e Branquinha.
As duas novas atrações foram reveladas pela Casa Aven- turis, projeto que pretende te levar para fazer trilhas e viven- ciar a natureza em busca de no- vas experiências desafiantes e, no meio da imensidão do verde, se encantar com uma obra de arte viva, interativa e que serve aos propósitos dos turistas mais diversos. A Casa, além de servir de ponto de apoio para trilhas ecológicas, oferecendo refeições, é uma nova experiência turísti- ca que se une ao combo cachoei- ra da Cascata e a vista panorâ- mica da Pedra do Bonito.
No ambiente, que funciona no sistema de day use, é pos- sível descansar e se alimentar com refeições regionais prepa- radas por mulheres do local. A anfitriã, Andreia, é quem cuida do espaço e recepciona os turis- tas que se encantam com a cons- trução rústica da casa, objetos antigos reutilizados e itens de artesanato, como os do artesão Adelmo, que de troncos de ma- deira encontrados produz lindas peças com imagens de pássaros.
Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente
Foto: Edilson Omena