Na quinta-feira, 20, a Santa Casa Sem Fronteira promoveu um ciclo de palestra para conscientização sobre o autismo. A ação que teve a parceria da prefeitura de São José da Laje, aconteceu no auditório da secretaria municipal de educação e contou a participação do presidente da instituição Lucas Matos, do superintendente Fernando Cunha, além da prefeita Angela Vanessa, dos secretários municipais Fernando Chicuta, Cinthya Lopes, Gustavo Balbino, Glaudes Souza e Anna Cláudia.
A médica pediatra e membra da Comissão Permanente de Inclusão do estado da Bahia, Marília Zotareli, esteve na ação a convite da Santa Casa para conversar sobre autismo com os associados das áreas da saúde, infraestrutura, assistência social, administração, dentre outros.
Em apresentação, foi atualizado o conceito de Autismo de acordo com o Cid 11 e o DSM 5. A médica pediatra falou de forma simples sobre os principais sinais, sintomas, diagnósticos, prognósticos e tratamento, explicando sempre que o autismo não é uma doença e sim uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e se socializa. “É importante lembrar sempre que o acompanhamento é feito de forma individual porque cada autista é único, tanto em seus desafios como em suas potencialidades”, disse Marília Zotareli.
Por Assessoria