A prefeitura de São José da Laje através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (31), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, a abertura do evento contou com a presença da gestão municipal, secretários, membros do COMAS, além de representantes da sociedade civil.
A conferência teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O objetivo foi debater as ações e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando promover diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade.
Durante o evento, foram trabalhados cinco eixos temáticos, e após as discussões em grupo houve a sistematização das propostas elaboradas durante a conferência, elencando as prioridades para o município, além da plenária para apresentação e aprovação das deliberações.
A secretária de assistência social, Carly Valença, destacou a importância da conferência para a Assistência Social oferecida à população. “Eventos como este são imprescindíveis para que as equipes alinhem os cuidados e atendimentos necessários e oferecidos à nossa população. Nosso papel como gestão pública é garantir os direitos socioassistenciais da nossa população e potencializar a participação social do SUAS que é uma meta importante a ser atingida para garantir uma Assistência Social ainda mais eficiente”, disse a secretária Carly Valença.
Ao final da Conferência foram eleitos os delegados e suplentes que vão representar o município na Conferência Estadual.
Para a prefeita, Angela Vanessa, as conferências são momentos fundamentais de avaliação, onde a representação da sociedade civil, mesmo com sua diversidade, soma para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social. “Para os municípios, a conferência é fundamental para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política de Assistência Social, bem como para ampliar a consolidação da democracia no Brasil, com efetiva participação e controle social no campo da Assistência Social, enquanto política estratégica de proteção social”, afirmou a prefeita.
Por Secom – São José da Laje/AL