Iniciativas têm o propósito de manter estabilizado o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas para atender as transfusões
O município de Santana do Ipanema recebe, nesta quinta-feira (17), equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coletas externas de sangue. Por meio desta iniciativa, o órgão facilita o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária, além de manter estabilizado o estoque para atender a demanda transfusional.
Conforme o Núcleo de Captação de Doadores, em Coruripe a ação ocorre das 8h às 16h, no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM).
Segundo o Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Também é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação de sangue e devem estar usando máscara. O voluntário fica impedido de doar sangue caso tenha contraído Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas. Quanto ao candidato à doação que tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, bem como, tenha colocado piercing, a proibição ocorre por 12 meses.
Com Assessoria