Programa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio
O deputado federal Isnaldo Bulhões participou de uma reunião com a ministra da saúde, Nisia Trindade onde foi apresentado pela direção do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Janete, o programa Bate Coração. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira (5), em Brasília, reuniu o secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, a coordenadora do programa, médica cardiologista Dra. Vauma Garrote e o deputado Luciano Amaral.
Com o Bate Coração, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pretende reduzir o tempo-resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para alcançar este objetivo, o programa vai disponibilizar informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. Essas informações se referem a desde os primeiros sinais do IAM até o atendimento e o acompanhamento pós-tratamento, aprimorando a coordenação entre as unidades de saúde, oferecendo suporte especializado à equipe multidisciplinar.
“Alagoas tem tudo para se tornar uma referência no tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio. Estamos empenhados junto ao Governo de Alagoas em melhorar a saúde dos alagoanos e garantir uma cobertura ainda melhor do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado”, enfatizou Isnaldo Bulhões.
O médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda explicou que a implementação do Programa Bate Coração trará uma série de benefícios para os pacientes, familiares, profissionais de saúde e para a sociedade em geral. Isso porque, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte do Brasil, gerando uma sequência de impactos sociais e sequelas que afetam os pacientes e suas famílias.
“A partir de agora todos os pacientes com algum sintoma de infarto poderão se valer da rede pública para, no menor espaço de tempo, conseguir o diagnóstico e tratamento. A ministra prometeu aos deputados da bancada alagoana, Isnaldo Bulhões e Luciano Amaral, que irá a Alagoas inaugurar o serviço em outubro. Como determina o governador Paulo Dantas, Alagoas tem que pensar grande e ser exemplo de soluções para o Brasil”, disse o gestor da saúde estadual.
Além do secretário Gustavo Pontes de Miranda, também estiveram na comitiva da Saúde de Alagoas, o secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes. Da área técnica da Sesau, integraram o grupo o diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo; e a coordenadora do Programa Bate Coração, médica cardiologista Váuma Garrote.