_Influência do ambiente doméstico também contribui na melhoria do aproveitamento em sala de aula_
A atenção é um componente essencial no processo de aprendizagem das crianças, sendo um fator determinante para o sucesso escolar. Neuropsicólogos têm destacado a importância de estratégias específicas, organização, rotina, sono adequado e foco para maximizar a atenção das crianças no ambiente escolar. Além do cuidado com o uso excessivo de telas, que terminam prejudicando o aproveitamento em sala de aula.
Segundo a neuropsicóloga Fernanda Barreto, criar um ambiente de aprendizado adequado é fundamental. “Minimizar distrações e manter um espaço organizado e tranquilo pode ajudar as crianças a se concentrarem melhor durante as aulas. A introdução de práticas simples de atenção plena pode ajudar as crianças a se concentrarem mais nas tarefas escolares”, afirmou.
Fernanda ainda enfatiza a influência do ambiente doméstico na atenção das crianças. “Estabelecer uma rotina estruturada em casa pode ter um impacto positivo no desempenho escolar. Quando os pais participam da construção dessa rotina os resultados são ainda mais satisfatórios”, avaliou. “Ter um espaço designado para os estudos, livre de distrações, e estabelecer horários regulares para as atividades diárias pode ajudar na concentração”, acrescentou.
*BOA NOITE DE SONO*
A importância do sono também é um destaque para melhorar o aprendizado. Fernanda salienta que uma boa noite de sono é essencial para um desempenho cognitivo eficaz. “Crianças que têm um sono adequado tendem a ter melhor atenção e desempenho escolar mais consistente”, afirmou. “Não é interessante deixar que crianças durmam poucas horas por noite, muito menos que adormeçam em frente às telas”, afirmou.
Ela lembrou que crianças que conseguem manter a atenção durante as aulas têm maior probabilidade de absorver e reter informações, o que se traduz em melhor desempenho em testes e avaliações. “O desenvolvimento da atenção está ligado a habilidades sociais. Crianças com maior capacidade de foco muitas vezes apresentam melhor interação social e empatia, o que contribui para um ambiente escolar mais harmonioso”, observou.
“A atenção da criança no ambiente escolar pode ser aprimorada por meio de estratégias específicas que englobam desde a criação de um ambiente propício até a manutenção de uma rotina saudável em casa”, acrescentou. “Na minha profissão desenvolvemos abordagens eficazes que visam melhorar o foco e a concentração das crianças, promovendo um aprendizado mais efetivo e um crescimento cognitivo positivo”, destacou.
*Gratta Comunicação*