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Educação de São José da Laje apresenta as suas experiências pedagógicas e de pesquisas em evento internacional

Na esteira de continuidade de participação de um Evento relevante ao campo educacional, especificamente, o CAFTe – Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação e o XV Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado – EIFORPECS, cuja edição anterior havia acontecido na Universidade do Porto/Portugal, em 2019, e contou com a representação de membros/as pesquisadores/as da Secretaria da Educação e do colaborador Pesquisador, o Prof.Dr.Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (Ifal), neste ano, 2024, de 03 a 05/09, ocorrido em Recife/PE, numa perspectiva de integração entre discussões luso-brasileiras, mais uma vez, a Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje/AL se fez presente por meio de apresentações orais de dois trabalhos desenvolvidos e com publicação iminente nos anais desse Evento Internacional.

Nesta V Edição do CAFTe, em Recife/PE, participaram os professores-pesquisadores: Janaine Maria dos Santos (atual Diretora de Ensino – DDGE/SMED), Dra. Rosiene Bispo (técnica de Ensino da DDGE/SMED), Diego Martins (Professor e social mídia da SMED), Natália Souza (Professora e copywriter de social mídia da SMED), além do pesquisador-colaborador e formador, o Prof.Dr.Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (Ifal). Nesse sentido, foram apresentados os trabalhos: 1) “As tecnologias digitais na Educação: reflexões sobre o uso da Rede Social Instagram na comunicação dialogógica”, de autoria de Natália Souza e de Diego Martins; e 2) “Formação de Professores/as Alfabetizadores/as: mediação de Práticas Docentes”, de autoria de Rosiene Omena Bispo, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti e Janaine Maria dos Santos.
No primeiro trabalho, abordou-se, em vista das postagens interativas difundidas na mídia social Instagram da Secretaria da Educação, postagens no feed dessa rede social considerando aspectos de interação e de promoção de uma cultura de letramento digital, em vista de seu caráter educativo para o público-alvo a que se destina, em vista dos/as seus/suas usuários/as e das métricas expostas pelos primeiros pesquisadores.

Já no segundo trabalho, em vista de uma política pública já adotada há cerca de mais de uma década, localmente, os impactos da formação continuada para docentes da Rede Municipal de Ensino, especialmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização, foi também mostrado o quanto essa política de formação local tem reverberado nos atuais números de desempenho do SAEB/IDEB, sendo, em 2024, ocupando o 11º lugar dos 5.570 municípios brasileiros de maior desempenho no IDEB.

Para o Professor-Pesquisador Ricardo Jorge Cavalcanti, dar seguimento com essa participação do Município e, ainda, ampliar a participação nesse Evento para outros pesquisadores, inseridos no âmbito da Secretaria da Educação, tem representado um momento promissor por parte da gestão, que sempre tem priorizado um investimento maciço e consistente na formação continuada docente na Rede de Ensino ao longo dos tempos. “A socialização e o contato com outras discussões no campo educacional num Evento da envergadura do CAFTe, que, neste ano, ocorreu em Recife/PE, faz com que a Educação lajense – localizada na Zona da Mata Alagoana -, entre os seus princípios, reafirme o seu potencial formativo docente, que tem resvalado nos números exitosos de desempenho escolar dos estudantes na Rede de Ensino em avaliações externas. Com isso, há já inúmeros acenos para que se possam desenvolver mais ações e pesquisas, que refletem, inclusive, sobre a própria prática, ao longo dos próximos anos”, finaliza o pesquisador. A Secretaria da Educação, Professora Glaudes Souza, reitera as palavras do pesquisador-colaborador e, ao mesmo tempo, revela que já existem muitas outras ações planejadas nesse sentido voltadas a ações formativas docentes futuras, o que implicará diretamente no bom desempenho dos estudantes em seus processos de ensino-aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.

 

Com Assessoria

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