Nos últimos dois anos, Alagoas tornou-se palco de eventos de grande porte recebendo renomados atletas das mais variadas atividades esportivas. Observando o potencial do Estado para sediar campeonatos importantes e a necessidade em capacitar agentes envolvidos no esporte alagoano, Eduardo Acioli promove o 1º Fórum Internacional do Esporte, em Maceió, no dia 25 de novembro, no auditório da UNIT.
O encontro é gratuito, mediante inscrição, e tem como objetivo ampliar entre os ouvintes a discussão e reflexão, de forma positiva, sobre o desenvolvimento das Políticas Públicas de Esporte em Alagoas e no Brasil. Ao todo serão cinco horas de palestras de diversos profissionais conhecidos no país e no exterior, abordando assuntos como organização e planejamento de eventos, gestão esportiva no Brasil, o impacto da escola de tempo integral na formação do atleta, obtenção de patrocínio esportivo em tempo de crise e a importância das organizações não governamentais para o fomento ao esporte no país.
Diante do que vem sendo realizado e das possibilidades do que pode ser alcançado, o Fórum será o local apropriado para repensar o Sistema Nacional de Esporte e Lazer, local e nacional, as instâncias e instituições que o compõem. Para o idealizador do evento é necessário gerar possibilidades e fornecer ferramentas para que os agentes que atuam no segmento esportivo avancem em suas articulações, oferecendo serviços de qualidade e acesso ao esporte e ao lazer para a população em geral.
PROGRAMAÇÃO
- O impacto da escola de tempo integral na formação do atleta – Edileuza Maciel – Coordenadora do Programa Mais Educação do Governo Brasileiro em Maceió.
- Como conseguir patrocínio esportivo em tempo de crise – Eduardo Acioli – Diretor de Marketing do aberto de Nova York de Judô.
- A inserção da Mulher Brasileira na gestão esportiva – Cláudia Petuba – Secretária de estado do esporte, lazer e juventude.
- Organização e planejamento de eventos esportivos nos EUA – Mike Torriero – CEO da Gothan City Wrestling – (EUA)
- Esporte de lazer e seus benefícios – Antônio Moura – Secretário Municipal de esporte e lazer de Maceió.
- A gestão esportiva no Brasil – Rodrigo Fortuna – CEO do Instituto Brasileiro de Gestão e marketing esportivo.
- Auto estima e baixa auto estima no esporte – Laerte Leite – Psicoterapeuta.
- A importância das organizações não governamentais para o fomento ao esporte no Brasil – Ana Fragoso – Presidente da ONG o Consolador.
- EUA: potência olímpica – Gene kobilansky – Universidade de Nova York (EUA).
Por Paulo Lira