O governador Renan filho assinou, na manhã desta segunda-feira (16), ordem de serviço para a retomada da obra da implantação e pavimentação da via de acesso que ligará a BR-104 (aeroporto Zumbi dos Palmares) à AL-105 (Cachoeira do Meirim), que dá acesso ao Litoral Norte de Alagoas.
A obra, iniciada em setembro de 2014, estava paralisada devido às burocracias que dificultavam o prosseguimento de finalização da via. O traçado inicial foi parcialmente desconsiderado, visto a inviabilidade apresentada, já que passava por uma área pertencente à Infraero, e foi reelaborado de modo que pudesse ser executado mais brevemente.
Ao todo, serão dez quilômetros de via, orçados em aproximadamente R$ 25 milhões, viabilizados por meio de recursos estaduais. O novo acesso, caracterizado por uma pista dupla, faz parte do anel viário da grande Maceió e contará também com ciclovias. A obra está prevista para ser concluída em maio de 2016.
Para o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, a retomada das obras da via que liga a BR-104 a AL-105 simboliza não só a implantação de mais um acesso, mas, sobretudo, o desenvolvimento urbano, turístico e imobiliário que será gerado a partir da conclusão da obra.
“Esse acesso é importantíssimo para o turismo de toda a região Norte. Quem se desloca em direção a essa região do Estado, já pode seguir viagem diretamente ao sair do aeroporto, sem precisar cruzar Maceió. Além disso, será capaz, ainda, de promover a expansão imobiliária de todo o entorno”, disse.
Mosart afirmou, também, que além da finalização desse novo acesso, projetos estruturantes para a grande Maceió estão em andamento e devem ser iniciados ainda do início do próximo ano. De acordo com ele, a retomada da via que liga a BR-104 à AL-105 representa apenas a largada de uma série de obras que o governo tem planejado para Maceió e para todo o Estado.
“Temos a obra do viaduto da PRF, uma das obras de infraestrutura mais urgentes para a grande Maceió. Estamos também finalizando o processo executivo da duplicação da AL-101 Norte, com os primeiros seis quilômetros indo até a Graça Torta. Além dessas duas, temos a implantação dos eixos viários paralelos à Avenida Fernandes Lima e a implantação de escadarias e pontilhões nas grotas de Maceió, projeto mais importante sob o ponto de vista social. Todas essas obras irão mudar o dia a dia da população de forma significativa e estão previstas para serem iniciadas até o primeiro semestre do próximo ano”, concluiu o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano.
Com Agencia Alagoas