Para que um planejamento estratégico renda bons resultados na administração pública, o gestor do local precisa, entre outras coisas, reparar. E para que isso aconteça, é necessário que ele esteja integrado e atento a todas às necessidades e prioridades de sua equipe.
Foi exatamente sobre essa questão que a 5ª edição do Café com Planejamento e Gestão, realizado na sexta-feira (20), ocorreu no Complexo Cultural Teatro Deodoro.
Convidado especialmente para mediar um bate-papo entre os gestores e servidores públicos do Poder Executivo alagoano, o professor e doutor da Universidade Federal de Santa Catarina Maurício Fernandes explicou a importância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento de uma instituição.
“Planejar significa estabelecer o que deve ser realizado. Esse processo é dividido em três atividades primordiais: o estabelecimento de metas; a elaboração de planos específicos traçados para atingir uma meta; e os planos permanentes”, revelou o professor durante a sua apresentação.
Para ele, cada vez mais, é extremamente necessário que as instituições discutam e incentivem seus colaboradores a pensar sobre o tema em questão.
“A verdade é que não se constrói um planejamento sozinho. É preciso conversar com todos os participantes da instituição e incentivá-los para que eles participem do processo. Todas as pessoas possuem alguma coisa pra falar e, por isso, é fundamental que o gestor as escute”, conta o professor.
Segundo o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, um dos papéis fundamentais das organizações públicas atuais é o de ampliar as oportunidades dos cidadãos, além, é claro, de estimular o desenvolvimento e a incorporação de novos processos no setor público. Ele ressalta a importância do tema para os técnicos e gestores alagoanos.
“Em linhas gerais, é válido ressaltar que um planejamento possui começo, meio e, principalmente, continuidade. E quando colocamos em um mesmo espaço gestores e funcionários públicos para falar sobre o tema, é notável que a administração pública ganha um novo significado. Temos trabalhado focados na proposta governamental de Renan Filho e os próprios alagoanos já veem que as mudanças estão acontecendo”, finaliza Teixeira.
Agencia Alagoas