Apesar de ainda ser tratado como tabu, é crescente a discussão a respeito do suicídio. As estatísticas reforçam a importância de falar a respeito do assunto, e, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São José da Laje, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu, nesta segunda-feira (30), uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, à caminhada a favor da vida, contou com a presença de dezenas de estudantes, funcionários públicos municipais, e sociedade civil. As ações contaram com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.
Durante todo o mês as três secretarias realizaram atividades em alusão ao setembro amarelo, a exemplo da Secretaria de Assistência Social que desenvolveu junto no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, palestra de prevenção ao suicídio em parceria com a CVV- Centro de Valorização a Vida.
Ao final da caminhada o público presente prestigiou a apresentação teatral dos alunos da Escola Municipal Benício Barbosa. “Um dia diferente para nós alunos, pois estamos abordando um tema muito atual, e a nossa escola recebeu a equipe do PSE, onde aprendemos mais sobre o assunto, e nesta manhã aqui em praça pública estamos apresentando os resultados”. Disse entusiasmada, Vanessa Maria, aluna do 9º ano da rede de ensino.
Para a secretária municipal de saúde, Ângela Vanessa, a ação visa chamar a atenção dos pacientes, familiares e comunidade, para a prevenção e o preconceito com as doenças mentais. “Sabemos que o índice do suicídio é grande e temos vários pacientes com pré-disposição, por isso, precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento que pode levar a pessoa a chegar a esse ato extremo. Além de ações de conscientização, fornecemos, permanentemente, todo o suporte necessário aos nossos usuários e a toda comunidade Lajense”, disse.
Por SECOM – São José da Laje/AL