O I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária, promovido pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal), é um evento destinado aos técnicos que atuam nos serviços de hemoterapia alagoanos. O evento, que ocorrerá no auditório do órgão, situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, terá a parceria da Vigilância Sanitária de Maceió e contará com palestras sobre as diretrizes da Política do Sangue no Brasil e as normatizações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante o I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária, os participantes terão a oportunidade de conhecer as diretrizes que regem a Política do Sangue no Brasil. A diretora do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ressaltou a relevância deste evento para que os serviços de hemoterapia atuem em consonância com as normas técnicas estabelecidas pela Coordenação Nacional da Política do Sangue.
A programação inclui palestras sobre o trabalho de Inspeção Sanitária em Serviços de Hemoterapia; Funcionograma de uma Agência Transfusional; Processo de Avaliação e Monitoramento e Sistemática de Registro da Produção Hemoterápica (Hemoprod); e orientações sobre a necessidade de criar um Comitê Transfusional e realizar a Hemovigilância. Além disso, os participantes serão orientados a registrar possíveis eventos adversos no Notivisa, sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou que este evento é fundamental para qualificar o processo transfusional das unidades de saúde. O I Fórum de Alinhamento em Hemoterapia com Foco na Vigilância Sanitária tem como objetivo principal garantir que o sangue transfundido atenda à legislação vigente e seja fiscalizado periodicamente pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais.
Com BR104