O governador Paulo Dantas acompanhou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, durante uma palestra motivacional para estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel, em Maceió, nessa terça-feira (30). Cerca de 200 estudantes do ensino médio acompanharam a fala do ministro, que discorreu sobre sua trajetória, os cenários brasileiro e mundial e também sobre valores.
Com o tema “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso contou aos estudantes um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância, vivida na cidade de Vassouras (RJ), até chegar à capital fluminense, cursar Direito e, em 2013, tornar-se ministro da mais alta corte do País. Ele também fez questão de tecer elogios para Alagoas onde, segundo ele, tem memórias muito boas no estado.
Ao iniciar seu discurso, o ministro fez questão de lembrar uma frase dita por uma de suas assessoras, que ele diz carregar por onde vai e faz questão de replicar: “A vida é uma festa para a qual todos nós fomos convidados e com o direito de entrar pela porta da frente”, disse o ministro, que completou: “Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é melhor que vocês, portanto não deixe ninguém diminuir vocês”.
“Quase sempre que eu vou a algum estado para um encontro institucional, eu tenho procurado ir a alguma escola pública e conversar com os jovens do ensino básico, fundamental e médio para falar sobre a vida, sobre o conhecimento, sobre valores, sobre o mundo em que nós estamos vivendo e as preocupações que a gente tem que ter”, prosseguiu.
Na oportunidade, o governador Paulo Dantas fez questão de apresentar os programas que o Governo de Alagoas executa na área da educação e que fizeram com que o Estado alcançasse os melhores resultados da história no Ideb.
“Ministro [Luís Roberto Barroso], é uma honra recebê-lo em nosso estado e em nossas escolas, que possuem estudantes motivados a buscar um futuro melhor para cada um deles. O Governo de Alagoas faz sua parte ao implementar programas que motivam, auxiliam e os preparam para o mercado de trabalho. Agora em maio vamos levar 50 estudantes da rede estadual para Londres por meio do ‘Programa Daqui Para o Mundo’. Temos ainda o Cartão Escola 10, Professor Mentor, Bolsa Formação, e também vamos lançar este mês o programa Escola do Coração, que consiste na construção de 59 novas unidades em todo o estado, ampliando nossa rede, com mais modernidade, conforto e segurança para os nossos alunos”, destacou.
Durante sua palestra, Barroso fez questão de motivar os alunos acerca da fase que vivem na adolescência, e disse que não se sintam pressionados por terem que decidir o futuro de cada um diante da proximidade do Enem, e que nunca é tarde para mudar.
“Já passei por todas essas incertezas que vocês vivem agora, de sentir-se feio, de não saber qual profissão seguir, de não saber o que escolher, porque é normal ter essa insegurança. O que vocês precisam saber é ser bom naquilo que você faz de melhor e ser feliz. Recentemente, meu filho largou uma empresa de investimentos e decidiu abrir uma startup de jogos on-line e é isso o que o motiva. Vocês podem escolher algo agora e lá na frente se arrepender e tá tudo bem”, afirmou.
Para finalizar, o presidente do STF disse que gosta de realizar esse tipo de palestra porque aprende e entende as preocupações dos jovens. “É uma forma de eu aprender, lidando com os jovens e entendendo o que os motiva, as preocupações da vida atual. É também uma forma de eu compartilhar um pouco da experiência, do conhecimento que eu acumulei ao longo da vida e ajudar um pouco nas escolhas dos caminhos que eles vão percorrer”, concluiu.
O evento foi prestigiado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho; o presidente da Almagis, juiz Hélio Pinheiro; a secretária executiva da Seduc, Maria Gevan; além de demais secretários, gerentes e diretores das escolas estaduais.
Almoço
Após o evento, o governador Paulo Dantas recebeu em um almoço o ministro Luís Roberto Barroso, além do presidente do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho e demais desembargadores; o presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira; o chefe do Ministério Público Estadual, procurador Lean Ferreira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Toledo; o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor; o deputado federal Luciano Amaral; a procuradora-Geral do Estado, Samya Suruagy; o secretário de Governo Vitor Pereira; e a controladora do Estado, Caroline Balbino.
Com Assessoria