Home > Últimas Notícias > Defesa Civil de Alagoas realiza mapeamento das áreas de risco por inundação no Vale do Mundaú

Defesa Civil de Alagoas realiza mapeamento das áreas de risco por inundação no Vale do Mundaú

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas, juntamente com o apoio da Defesa Civil de Sergipe e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas deu continuidade, nesta quinta-feira (8), ao  mapeamento preventivo em sete municípios da região do Vale do Mundaú – Satuba, Rio Largo, Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú e São José da Laje. O objetivo é identificar os pontos críticos que podem causar transbordamentos, e buscar soluções para minimizar os impactos dos desastres naturais, garantindo a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas.

 

O coordenador estadual de Defesa Civil de Alagoas, Coronel BM Moisés Melo, destacou a importância da ação conjunta, que ainda conta com os municípios, Ministério Público Estadual (MPAL, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

 

“Essa integração entre os órgãos é fundamental para levantar dados abrangentes e oferecer soluções eficazes à sociedade. Com a colaboração mútua, é possível identificar e corrigir pontos críticos, além de minimizar os impactos das chuvas nos municípios afetados”, afirmou.

Com a operação em andamento no Vale do Mundaú, o coordenador enfatizou que a ação será ampliada para outras regiões do Estado. “A operação já está em andamento e será estendida para todos os vales do Estado de Alagoas. As águas provenientes de Pernambuco que chegam a Alagoas afetam diretamente os vales do Vale da Paraíba, Vale do Mundaú e Vale do Jacuípe. Além disso, a operação será ampliada para incluir o Vale do Ipanema e outros rios que causam inundações em Alagoas”, disse.

 

De acordo com o tenente Sander, engenheiro técnico da Defesa Civil de Alagoas, o mapeamento das áreas de risco de inundação envolve um rigoroso processo de coleta de dados.

“Esse estudo está sendo realizado com o auxílio de drones, que permitem um levantamento abrangente das áreas afetadas por inundações. Utilizamos a tecnologia para capturar imagens detalhadas das regiões e analisar os pontos críticos e os níveis alcançados pelas inundações”, explicou.

 

Essas informações serão essenciais para compreender a extensão dos problemas e desenvolver soluções eficazes para mitigar os impactos. Com isto, as imagens capturadas e os dados coletados no mapeamento serão organizados e inseridos no programa e aplicativo que apoiarão o estudo detalhado das áreas de risco de inundação nos municípios.

 

 

A identificação de pontos críticos e o desenvolvimento de estratégias eficazes são passos fundamentais para mitigar os impactos das inundações e proteger as comunidades vulneráveis.

Com Agência Alagoas

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.