O desempenho do Governo de Alagoas na construção da harmonia entre os três poderes foi destacado durante solenidade de entrega de título de cidadão honorário ao presidente da Associação dos Magistrados do Estado (Alagoas), juiz Hélio Pinto Pinheiro. A honraria, que foi sancionada pelo governador Paulo Dantas, foi entregue na sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na tarde desta segunda-feira (9).
Responsável por sancionar a concessão da honraria ao juiz Hélio Pinheiro pelos serviços prestados ao estado, Paulo ressaltou que garantir a harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário tem sido uma das prioridades da gestão em benefício do crescimento socioeconômico alagoano. “Nós vamos manter o estado de Alagoas com esse mesmo nível de excelência, governança e planejamento estratégico, bem como temos o objetivo fortalecer as redes colaborativas, em uma conexão que preza pelo respeito às instituições, à democracia e ao pacto federativo”, destacou.
Além de afirmar que o Governo do Estado tem adotado postura republicana e transparente, visando o progresso dos alagoanos, e destacar desempenhos positivos na educação e segurança pública, o juiz Hélio Pinheiro ressaltou a atuação da gestão Paulo para a harmonia entre os poderes. “A nossa Constituição estabelece o princípio da separação dos poderes, mas, sobretudo, da harmonia entre os poderes. Então, hoje nós temos os chefes de três poderes que conversam, dialogam e constroem pontes, e com isso, o estado de Alagoas avança cada vez com essa convivência harmônica e de diálogo aberto e franco entre as instituições’, disse.
Idealizador da proposta de concessão de título de cidadão alagoano para o juiz Hélio Pinheiro, que é natural do Rio Grande do Norte, o deputado Alexandre Ayres também destacou a importância do Governo do Estado para a integração entre os três poderes. “Esse equilíbrio entre os poderes constituídos em Alagoas tem dado a condição para que o alagoano viva este novo momento, através da gestão do governador Paulo Dantas, que tem levado o estado a conquistar índices positivos em diversas áreas”, destacou.
A solenidade contou com a presença do presidente da ALE, Marcelo Vitor, e dos secretários de Estado Felipe Cordeiro (executivo de Gabinete Civil) e Victor Pereira (Governo). Também estiveram presentes os deputados Bruno Toledo e Inácio Loyola, bem como o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, e representantes da advocacia e da classe jurídica.
Com Agência Alagoas