O município de Santana do Ipanema recebeu a premiação do Selo Unicef-2021-2024 em reconhecimento as melhorias de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (2), no Centro de Convenções de Maceió. Troféus e certificados foram entregues para Santana e outros 57 municípios.
A prefeita Christiane Bulhões participou da solenidade ao lado da secretária de Governo, Renilde Bulhões, do articulador municipal do Selo Unicef, Everton Gaia e de mobilizadores da Saúde, Educação, Assistência Social, representante do CMDCA e do João Lucas do NUCA.
Entre os avanços significativos alcançados pelos municípios alagoanos estão o aumento do acesso à educação de qualidade, abrangendo desde a creche até a formação profissional; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa nas escolas; proteção contra todas as formas de violência; e o fortalecimento da rede de assistência às famílias vulneráveis, incluindo povos indígenas e comunidades quilombolas.
Christiane Bulhões comentou que a premiação é o fruto dos esforços de toda a equipe na construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes santanenses. “O selo é um reconhecimento, mas é também um compromisso. Vamos seguir trabalhando para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, saúde, proteção social e oportunidades em todas as áreas das suas vidas”, disse a prefeita que agradeceu a todos que fazem parte dessa conquista.
Estiveram presentes na celebração a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos,a secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a chefe do escritório do Unicef em Alagoas, Verônica Bezerra, representantes das Secretarias do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde), assim como o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley e prefeitos alagoanos.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.