O Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano 2017, realizado na tarde desta sexta-feira (11), no auditório Lauthenay Perdigão, no Rei Pelé, começou com novidade. Até então fora da disputa, o Santa Rita foi confirmado pela Federação Alagoana de Futebol. Com os 10 clubes de volta ao cenário de competição, o Estadual vai começar no dia 21 de janeiro e será encerrado dia 7 de maio. A primeira fase foi definida em dois grupos de cinco clubes. Atual campeão, o CRB é o cabeça de chave do Grupo A, enquanto o CSA ficou no Grupo B. A tabela será divulgada na próxima semana.
Estiveram presentes como representantes dos clubes os seguintes dirigentes: Fabiano Melo (CSA), Alarcon Pacheco (CRB), Nelson Filho (ASA), Remi Calheiros (Murici), João Luis (Sete de Setembro), Antonio Oliveira (CSE), Alfredo Raildo (Coruripe), Anderson Nobre (Santa Rita), Manoel Bezerra (CEO) e Uedson da Silva (Miguelense). O Sindicato dos Atletas foi representado por Cícero Marcolino, e o Sindicato dos Árbitros por Pedro Jorge.
O Arbitral
Por conta do pouco tempo de pré-temporada, o CRB pediu para a FAF alterar a data de início (15/01) para (21/01). A Federação abriu votação e apenas o CSA votou contra. Diretor de futebol do Galo, Alarcon Pacheco argumentou que o clube precisa conceder os 30 dias de férias para os funcionários em dezembro e a reapresentação será apenas dia 2 de janeiro, restando ao Regatas um prazo muito curto de preparação para o Estadual.
O CSA solicitou o aumento do preço das cadeiras nos clássicos contra CRB e ASA. A mudança de R$ 120 para R$ 200 foi aceita pelo Alvinegro e o Galo, e confirmada pela FAF.
Dia 20 de novembro uma comissão formada por clubes, arbitragem, imprensa e Federação vai inspecionar os estádios e as condições estruturais em termos de gramado, vestiários, cabines de imprensa, etc.
Primeira fase
Em sorteio realizado com os representantes dos times, o Grupo A ficou formado com CRB, Coruripe, Murici, Sete de Setembro e CEO. O Grupo B tem CSA, ASA, Santa Rita, CSE e Miguelense. Os times do grupo A enfrentam os do grupo B na primeira fase em sistema de ida e volta. Serão 10 jogos nesta fase.
Hexagonal
Os três melhores times de cada grupo se classificam para o Hexagonal. Os dois últimos de cada chave disputarão o Quadrangular da Permanência para fugir do rebaixamento. O Hexagonal será disputado em cinco jogos de ida, com o primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado tendo o direito de mandar três partidas em casa. Os quatro primeiros do Hexagonal estarão classificados para a semifinal.
Semifinal
O mata-mata será disputado em cruzamento (1º x 4º e 2º x 3º), em jogos de ida e volta. O primeiro e o segundo colocados mandarão a partida de volta em casa. Em caso de empate de pontos nos dois confrontos, o regulamento aponta como critério o melhor saldo de gols na semifinal. Persistindo o empate no saldo, classifica-se o time de melhor campanha na fase do Hexagonal.
Final
A decisão do Alagoano será disputada em dois jogos, com o segundo mando de campo sendo da equipe de melhor campanha somada todas as fases anteriores. Em caso de empate de pontos nos dois jogos, o primeiro critério de desempate é o melhor saldo de gols nos duelos da final. Persistindo o empate, haverá prorrogação para decidir o campeão. Caso não tenha vitorioso na prorrogação, o título será decidido nos pênaltis.
Vagas
Campeão e vice ganham as vagas nas Copas do Brasil e do Nordeste 2018. Os clubes eliminados na semifinal disputam o terceiro lugar em jogos de ida e volta, com o segundo mando para o time de melhor campanha na soma das fases anteriores. Os critérios de desempate para definir o terceiro colocado são iguais ao da fase final. O vencedor conquista vaga na Copa do Brasil 2018.
Com TNH1
Foto: Paulo Victor Malta