O prefeito de São José da Laje, Rodrigo valença, reuniu colegas da Zona da Mata alagoana na sede do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos, localizada na cidade de Murici, para discutir o destino que deve ser dado aos resíduos sólidos dos doze municípios que integram o consórcio, no Vale do Mundaú e o Vale do Paraíba.
Rodrigo Valença é o novo presidente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Vale do Mundaú que engloba os municípios de Branquinha, União dos Palmares, Murici, São José da Laje, Ibateguara e Santana do Mundaú. Durante a reunião foi discutido sobre o descarte do lixo, obedecendo aos princípios da legislação.
“Os municípios do Vale do Mundaú vão se articular na construção de uma Unidade de Transbordo, a qual o consórcio irá desapropriar uma área de 1 hectare de terra nas proximidades da Usina Laginha, município de União dos Palmares. “Com esta Unidade em funcionamento, os municípios da Zona da Mata deverão descartar os resíduos, no Centro de Tratamento de Resíduos na cidade do Pilar, que já está licenciado, além de ser o mais próximo de nossa região”, disse o presidente do Consórcio Regional.
Após a construção do Transbordo todos os municípios do Vale do Mundaú, atendendo a Lei dos Resíduos Sólidos, ficarão livres dos lixões e das áreas degradáveis. “E já nos próximos 15 dias os lixões serão fechados, pelo menos o de São José da Laje, e os resíduos serão encaminhados direto para o CTR do Pilar até a construção do Transbordo em União dos Palmares”, disse Rodrigo Valença. Já em relação ao Vale do Paraíba o presidente afirmou ainda que um estudo está sendo feito para construção da Unidade de Transbordo na cidade de Cajueiro.
Por Assessoria
Foto: Divulgação